terça-feira, 13 de julho de 2010



CENP:
Gestão do Currículo na Escola – 2010


O Ensino Médio e a Violência


Filosofia

1ª- série
Ênfase em diversidade, pensamento e conhecimento
- A Filosofia e outras formas de conhecimento: mito, senso comum, ideologia, religião, arte, ciência
Competências/Habilidades
- Desenvolver noções sobre os limites da racionalidade e, ao mesmo tempo, abrir espaço para o diálogo baseado nas questões de alteridade
- Construir aproximação conceitual a respeito da idéia de alteridade
- Compreender a importância da capacidade humana para a simbolização
- Relacionar práticas de cidadania e respeito às diferenças
- Desenvolver reflexão sobre a condição estética e existencial dos seres humanos
- Compreender o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
- Refletir a respeito da relação entre cultura e natureza

Ênfase em cidadania e desigualdades sociais
- Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas
- Ideologia
Espera-se que os alunos desenvolvam as competências/Habilidades:
- Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante
- Problematizar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre justiça social
- Refletir sobre os Direitos Humanos e sua implementação efetiva pelas sociedades contemporâneas
- Compreender o conceito de democracia e sua relação com igualdade efetiva entre os seres humanos
- Desenvolver participação política na relação com autoridades locais
- Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir argumentação consistente

2ª- série
Ênfase em ética, autonomia e liberdade
- Introdução “a ética
- Autonomia e liberdade
Espera-se que os alunos desenvolvam as Competências/Habilidades:
- Reconhecer-se como sujeito capaz de refletir e expressar reflexão sobre o mundo em que vive
- Desenvolver capacidade de fundamentar afirmações sobre a realidade, superando representações imediatistas do senso comum
- Desenvolver capacidade crítica sobre a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
- Compreender conceito de liberdade com base nas teorias filosóficas
- Relacionar liberdade à solidariedade
- Relacionar capacidade de construção de normas éticas e capacidade de reflexão
Ênfase em juventude, mídia e cultura
- Formas contemporâneas de alienação moral: individualismo e condutas massificadas
Espera-se que os alunos desenvolvam as Competências/Habilidades:
- Desenvolver reflexão sobre ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
- Desenvolver consciência de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
- Identificar diferentes concepções de indivíduo
- Identificar processos sociais merecedores de crítica
- Expressar, por escrito e oralmente, reflexão que inclua compreensão aprofundada sobre os conceitos de indústria cultural e alienação moral

Ênfase em preconceitos e moral
- Relações entre moral e política
- Limites entre o público e o privado
Espera-se que os alunos desenvolvam as Competências/Habilidades:
- Identificar e criticar práticas de humilhação social
- Construir argumentação crítica às práticas sociais de discriminação e preconceitos
- Analisar a condição dos seres humanos a partir de reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres
- Compreender de forma aprofundada o conceito de racismo para identificar práticas que merecem ser questionadas
- Expressar, por escrito e oralmente, a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais

3ª- série
Ênfase em liberdade e responsabilidade
Espera-se que os alunos desenvolvam as Competências/Habilidades:
- Refletir sobre o tema liberdade no contexto da contribuição filosófica
- Distinguir diferentes concepções sobre a idéia de liberdade
- Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia
- Problematizar o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre
- Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática

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