segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO 2011


ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS



Prezado(a) Professor(a),



As Ciências Humanas, enquanto ciência dos fatos produzidos pelos homens1, aliadas à Filosofia, têm o grande desafio de entender e contribuir com a construção do mundo contemporâneo. No âmbito educacional, é uma área que congrega disciplinas com o estatuto de valores estéticos, políticos, éticos, entre outros. Suas especificidades na leitura, interpretação e representação de mundo constituem elementos necessários para o exercício da cidadania.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Ciências Humanas lidam com desafios, de um lado, “impostos por uma sociedade tecnológica, cujos aspectos mais
diretamente observáveis se modificam rapidamente (...)”. De outro, “a necessária
superação dos ‘anos de chumbo’ da história recente do País, com todas as suas
consequências nefastas para o convívio social e, em especial, para a educação”2.

Essa ênfase quase que exclusiva no desenvolvimento da tecnologia, a crença na
inevitabilidade do progresso e o mito da neutralidade científica têm produzido
significativas misérias – pelos conflitos, que muitas vezes resultaram em guerras de
grandes proporções, desastres ecológicos e diminuição da diversidade cultural. Todos
esses eventos, associados a demandas sociais produzidas historicamente, devem
também ser tratados como desafios para a área de Ciências Humanas.

O Currículo das disciplinas de Ciências Humanas, em seus eixos temáticos, procura evidenciar os desafios que estão postos para a nossa área. Apesar da organização disciplinar do currículo, ressaltamos que a concepção de área deve permear o plano de ensino de cada uma das disciplinas, evidenciando suas diferenças, mas,
fundamentalmente, revelando suas semelhanças e aproximações. Portanto, faz-se

[1 BASSO, Maximo. Ciências Humanas e Ciências Naturais, na visão de Boaventura Santos. In: Humanitates, v. 01, n.
02, Nov/04. Site consultado: http://www.humanitates.ucb.br/2/santos.htm. Acesso em 28/01/2010.

2 Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Parte IV. p. 8. ]


necessário o diálogo entre os professores dessa área na perspectiva de estruturar um
planejamento interdisciplinar, identificando temas comuns e desenvolvendo um trabalho pedagógico menos fragmentado.

Se por um lado a apropriação de temas e linguagens, comuns a essa área, dá maior complexidade ao planejamento escolar, por outro, revela, para os alunos, um conhecimento articulado, que se complementa e potencializa as aprendizagens.

Nesse sentido, a utilização da linguagem cartográfica e a análise do espaço
socialmente produzido, temas próprios da Geografia, possibilitam uma maior compreensão da dinâmica dos processos históricos. A Filosofia, assim como a Sociologia, contribui com conceitos e análises que permitem diferentes leituras dos fenômenos geográficos e históricos. A História está presente em cada uma das demais disciplinas da área, contextualizando e caracterizando a produção do conhecimento das Ciências Humanas.

Mas a contribuição fundamental de nossa área é na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio dos conceitos, conteúdos, habilidades e competências
mobilizados por essa área, os alunos deverão ser capazes de combater todo tipo de
discriminação, garantir a democracia e a liberdade como direitos essenciais a todos os povos, lutar pela preservação da vida no planeta e do planeta. Ou seja, cabe a nossa área fazer jus ao seu nome, tornando nossos alunos cada vez mais humanos.

Para iniciar o ano, propomos algumas orientações de atividades, que têm muito
mais o caráter de sondagem das habilidades que foram mobilizadas pelos alunos até o
momento. Nelas, procurou-se evitar uma abordagem sequencial rígida dos conteúdos
apresentados nas situações de aprendizagem dos Cadernos do Professor.


Equipe de Ciências Humanas e suas Tecnologias

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